Empire Warrior

Vapor de carga armado de bandeira inglesa. Em 19 de Junho de 1941 quando se preparava para entrar no Guadiana para fornecer carvão às Minas de São Domingos foi atacado por bombardeiros Focke Wulf do esquadrão I/KG40 da aviação alemã.

A tripulação foi salva por um contratorpedeiro Português o qual ao tentar rebocar o navio seriamente danificado acabou por partir e afundar a uma milha e meia frente à entrada do Guadiana.

Bandeira: Inglesa - MOWT-Ministry of War and Transports
Tipo: Cargueiro Armado
Propulsão: Vapor T3 cyl
Casco: Aço
Arqueação: 1.306 Toneladas
Comprimento: 75 metros
Boca: 11 metros
Altura: 11 metros
Velocidade: 10 nós
Construtor: Hamburg-Elb Schiffs - Alemanha
Data de lançamento: 1921
Naufrágio
Carga: 1.370 toneladas de coque e 60 toneladas de carga geral
Local: Uma milha e meia a Sul da foz do Rio Guadiana - Vila Real de Santo António
Profundidade: 18 a 20 metros
Estado:

Devido às intempéries e às operações de salvados posteriores ao naufrágio, grande parte da super-estrutura desapareceu, restando apenas as caldeiras e parte das obras vivas do casco.

Os destroços encontram-se num fundo de areia, entre os 18 e os 20 metros de profundidade encontrando-se orientados SE/NW, estando parte em águas portuguesas e parte em águas espanholas.

Apesar de ser um local de relativo fácil acesso e sem grandes correntes, existem muitas redes no local que tornam o mergulho potencialmente perigoso sendo, por enquanto, uma imersão recomendada a mergulhadores com experiência e com controlo de flutuabilidade adequado.

1130x100 novo footer grey 

  

SUBNAUTA – Comércio e Aluguer de Embarcações e Artigos Náuticos, SA
Rua Eng. José Bívar Edificio Scorpius - Loja B 8500-806  Portimão,  Algarve,  Portugal.
  info@subnauta.pt | Tel.: +351 93 557 7000 | +351 93 557 7001 | +351 93 557 7002 | www.subnauta.pt

© Copyright 2015 SUBNAUTA – Comércio e Aluguer de Embarcações e Artigos Náuticos, SA  | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por AMICAIA

Protected by Copyscape Plagiarism Detector   DMCA.com Protection Status