• Header Espécies no Algarve

Espécies no Algarve

Veja aqui as principais espécies das nossas águas e as que mais frequentemente poderá ver ao mergulhar no Algarve.
As páginas estão organizadas por grandes grupos. Ao escolher um grupo aparecerá uma lista com as espécies agrupadas no mesmo.
Ao selecionar a espécie aparecerá a respetiva ficha. Iremos enriquecendo a lista de espécies gradualmente.
Caso detete algum erro, queira acrescentar um comentário sobre uma espécie ou enviar uma foto, por favor, envie mensagem utilizando o Formulário de Contactos.
PEIXES

PEIXES

Este grande grupo de animais, nomeadamente os peixes ósseos, pertencente à classe Osteichthyes (do grego osteos = osso, e ichthyos = peixe), é caracterizado pela existência de um esqueleto interno de origem óssea e, na maioria dos casos, pela existência de brânquias, barbatanas e uma boca em posição terminal.

Ler mais


NUDIBRÂNQUIOS

NUDIBRÂNQUIOS

Os nudibrânquios, ou lesmas do mar, pertencem ao grupos dos moluscos opistobrânquios (Subclasse Opisthobranchia: Opistho = "para trás"; brankhia = "brânquias"), sendo caracterizados por possuir as brânquias localizadas atrás do coração, possuem dois pares de tentáculos e uma concha pequena ou até inexistente.

Na costa do Algarve existem pelo menos 150 espécies de nudibrânquios, pelo que neste grupo serão apenas colocadas as espécies mais comuns.

Ler mais


CRUSTÁCEOS

CRUSTÁCEOS

Os crustáceos (Subfilo Crustacea, do latim crusta = carapaça dura) são animais que possuem um exoesqueleto de quitina, característico deste grupo. Possuem 5 pares de apêndices e 2 pares de antenas, sendo que o corpo pode estar dividido de duas formas: em cabeça, tórax e abdómen ou em cefalotórax e abdómen.
A maioria das espécies de crustáceos vive nos oceanos, podendo também ser encontrados em ambiente terrestre e aquático de água doce.

Ler mais


CEFALÓPODES

CEFALÓPODES

Os Cefalópodes (Cephalopoda, do grego kephale, cabeça pous, podos, pé) são a classe de moluscos marinhos a que pertencem os polvos, as lulas e os chocos. Os cefalópodes, que estão entre os invertebrados mais inteligentes e mais rápidos, apresentam o corpo dividido em cabeça, massa visceral e tentáculos. Apresentam um corpo com simetria bilateral, uma cabeça e olhos bem desenvolvidos, a boca redonda de um bico quitinoso e rodeada por braços e tentáculos, é também na boca que existe a característica mais marcante dos moluscos, a rádula (espécie de lixa).

Ler mais


CNIDÁRIOS

CNIDÁRIOS

O filo Cnidaria (do grego knidos - urticante) engloba mais de 10000 espécies, as quais se encontram sobretudo em ambiente marinho, sendo os mais conhecidos as anémonas e as medusas.

Possuem células urticantes, os cnidócitos, a partir dos quais conseguem injetar um órgão em forma de espinho, o nematocisto, dentro do qual se encontra uma toxina a qual utilizam para capturar as suas presas e como defesa.

Ler mais

1130x100 novo footer grey 

  

SUBNAUTA – Comércio e Aluguer de Embarcações e Artigos Náuticos, SA
Rua Eng. José Bívar Edificio Scorpius - Loja B 8500-806  Portimão,  Algarve,  Portugal.
  info@subnauta.pt | Tel.: +351 93 557 7000 | +351 93 557 7001 | +351 93 557 7002 | www.subnauta.pt

© Copyright 2015 SUBNAUTA – Comércio e Aluguer de Embarcações e Artigos Náuticos, SA  | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por AMICAIA

Protected by Copyscape Plagiarism Detector   DMCA.com Protection Status