Torvore

Vapor Norueguês Torvore afundado em 1917 por cargas explosivas, durante a primeira guerra mundial, pelo submarino alemão U35 quando transportava uma carga de carvão prensado de Swansea para Nápoles. Foi ao fundo no mesmo dia que o Nordsoen e o Wilhelm Krag. O naufrágio é, também, conhecido pelos pescadores locais como o Vapor das 19, por estar aproximadamente a dezanove braças de profundidade (antiga medida equivalente a 1,82 metros).
Bandeira: Noruega
Tipo: Cargueiro
Propulsão: Vapor
Casco: Aço
Arqueação: 1.667 Toneladas
Comprimento: Desconhecido
Boca: Desconhecido
Altura: Desconhecido
Velocidade: Desconhecido
Guarnição: Desconhecido
Construtor: Edward Withy & Co. - UK
Data de lançamento: 1882
Naufrágio
Carga: 1.800 toneladas de carvão prensado
Local: Ao largo da Praia do Barranco
Profundidade: 28 a 32 metros
Estado:

Devido às intempéries e às operações de salvados posteriores ao naufrágio, parte da super-estrutura desapareceu. No entanto, o naufrágio encontra-se relativamente em boas condições sendo ainda possível ver uma considerável quantidade de blocos de carvão prensado que faziam parte da carga do navio.

Os destroços encontram-se num fundo de areia, entre os 28 e os 32 metros de profundidade. Normalmente, o mergulho é iniciado a partir do costado de bombordo, onde se encontram a caldeira e os motores do navio, podendo realizar-se a progressão em qualquer um dos sentidos, para a proa a Sul ou popa a Norte.

É frequente encontrar um ou dois peixes-lua residentes, crustáceos, nudibrânquios e cardumes de várias espécies tais como sargos-veado, castanhetas, andorinha-do-mar e fanecas entre outras.

É um mergulho profundo, com muitas redes e artefactos de pesca perdidos, apesar de estar já em curso um programa de limpeza do naufrágio de modo a libertá-lo das redes mais perigosas.

Trata-se de um local onde pode existir corrente e é recomendável realizar a descida e subida pelo cabo do ferro normalmente lançado a meio do navio perto da caldeira e dos motores. Dada a profundidade, deve ter-se especial cuidado com a gestão do tempo e dos consumos.
Neste mergulho é frequente a realização de patamares de descompressão.

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