Saídas de Mergulho
Saídas diárias realizando dois mergulhos em dois sítios distintos!

Todos os dias às 08h30

Reservas pelo telefone:

- 93 557 7000
- 93 557 7001
- 93 557 7002

ou através do seguinte formulário:



Segurança

A nossa maior preocupação é a segurança dos nossos clientes e colaboradores. Por essa razão, não poupamos nos investimentos necessários para garantir um máximo de segurança minimizando os riscos associados ao tipo de serviços que prestamos. A preocupação pela segurança reflecte-se na forma em que conduzimos a nossa actividade, começando por ser esta um dos nossos valores fundamentais, os quais pautam a nossa forma de estar no sector. Esta preocupação reflecte-se, também, nas políticas e procedimentos instituídos, na qualidade dos equipamentos de mergulho e sua manutenção, nos meios de produção de misturas respiratórias, nos procedimentos e métodos utilizados nas saídas de mergulho e nos meios de salvamentos colocados à disposição de todos nas embarcações e no Centro.

Seguidamente descrevemos sucintamente os principais factores que permitem oferecer aos nossos clientes mergulhos confortáveis e descontraídos com a máxima segurança possível, assim como, aos nossos colaboradores ambiente e meios que permitam a realização da sua actividade em segurança.

Valores
A preocupação pela segurança dos nossos clientes e colaboradores é a parte dos nossos valores e princípios. De modo algum, seja por razões económicas, técnicas ou de outra ordem será a mesma colocada em segundo plano. Todos nós na Subnauta pautamos a nossa actuação tendo por base os valores e princípios fundamentais descritos anteriormente. A segurança é um deles e, como tal, nunca será comprometida.

Políticas e Procedimentos
As nossa políticas e procedimentos seguem com todo o rigor as disposições do Decreto-lei n. 16/2007, que estabelece o regime jurídico do mergulho amador, a regulamentação decorrente do mesmo, e a Norma Europeia EN -14467 que define os requisitos para os prestadores de serviço de mergulho recreativo com escafandro autónomo. Para além do cumprimento estrito da lei e das normas do sector, implementámos em particular uma série de Políticas & Procedimentos que visam garantir a segurança dos nossos clientes e colaboradores. Toda a nossa actividade está coberta por um seguro de acidentes pessoais e outro de responsabilidade civil. No entanto, os nossos formandos e utentes do serviço de mergulho devem estar cobertos por um seguro individual de mergulho. Caso seja necessários estamos habilitados a fornecer a cobertura de um seguro de um dia para aqueles mergulhadores que não possuam um seguro individual de mergulho e queiram utilizar os nossos serviços. Para além do seguro da empresa todos os instrutores e guias de mergulho têm um seguro individual profissional de acidentes pessoais e responsabilidade civil. Por outra parte, de modo a garantir a cobertura dos seguros e a minimizar riscos desnecessários, todos os nossos formandos e utentes do serviço de mergulho não podem em caso algum exceder os limites impostos pelos níveis de certificação que possuam, tais como, tipo de equipamento (escafandros e fatos), profundidade, tipo de mergulho e tipo de mistura respiratória.

Equipamentos
Todos os equipamentos do Centro desde a simples barbatanas às embarcações, passando pelos escafandros ou compressores são de grande qualidade, com certificação CE e sujeitos a manutenções periódicas programadas e a controles rigorosos de funcionamento pré-utilização. Todos no Centro, estamos devidamente treinados na operação e manipulação do equipamento utilizado, mantendo actualizado esse conhecimento através da realização de programas de reciclagem periódicos. Os equipamentos de mergulho nomeadamente os mais sensíveis como reguladores, coletes, manómetros, garrafas e válvulas são objecto de lavagem e inspecção após cada utilização e de manutenção periódica registada e devidamente controlada. Por outra parte, todo o equipamento está concebido para oxigénio, isto é, foi desenhado, feito com materiais compatíveis e limpo para oxigénio. O Centro está totalmente vedado a produtos contaminantes que possam comprometer a utilização dos nossos equipamentos.

Enchimentos
As misturas respiratórias colocadas à disposição dos nossos clientes são sempre realizadas dentro do rigor de produção e controle da nossa estação de enchimento e seguem os padrões mais exigentes da ANDI. A qualidade das misturas produzidas são periodicamente submetidas a análises por entidades terceiras e os resultados publicados no Centro. Todas as misturas são produzidas como se de oxigénio puro se tratasse e são registadas no livro de misturas respiratórias identificando a composição da mistura, volume produzido, número da garrafa, nome do operador da estação, data e hora da produção. A estação de produção de misturas respiratórias composta por compressores de alta qualidade, pelo sistema de enchimento ANDI, totalmente construído em aço inoxidável, com filtros de alto rendimento e por caixas anti-rebentamento, garante enchimentos seguros. Por outro lado, a utilização de garrafas revistas anualmente, limpas para oxigénio, abatidas antes dos 5 anos, permite que os nossos clientes respirem misturas de grande qualidade com toda a segurança
Grau de Pureza de Misturas Respiratórias
Descrição
Standard do Sector
Especificações Grau E
Standard ANDI          
Monóxido de Carbono
10 ppm
2 ppm
Dióxido de Carbono
1.000 ppm
500 ppm
Ponto de Condensação
n/e
-50C
Hidrocarbonetos Gasosos
25 ppm
25 ppm
Hidrocarbonetos Condensados 
5.0 mg/m3
0.1 mg/m3
Partículas Sólidas
n/e
2 mícron

Mergulhos

As saídas de mergulho só são realizadas após análise das condições atmosféricas determinando a sua viabilidade em condições de segurança aceitáveis. No local do mergulho é feita nova avaliação e decidido o tipo de mergulho a realizar. O briefing, descrevendo o trajecto, revendo sinais de comunicação, definindo profundidade e tempo de mergulho, descrevendo procedimentos de entrada, saída e de emergência, identificando parceiros, é realizado de modo a que todos os mergulhadores estejam na posse da informação necessária para a realização do mergulho em segurança. Os mergulhos são sempre realizados com guias de mergulho devendo os mergulhadores seguir rigorosamente as instruções e orientações feitas pelos mesmos.  Todos os mergulhadores que entram na água assinam o livro de registo de mergulho confirmando a mistura respiratória que utilizam (analisadores de oxigénio e hélio estão sempre a bordo), devendo o mesmo ser assinado novamente após o mergulho indicando tempo de mergulho e consumo. Nas zonas de mergulho mais complexas todos os mergulhadores levam um emissor que permite a sua localização caso se extraviem ou se afastem muito do barco. A embarcação não abandona o local de mergulho até à completa recolha dos mergulhadores e assinatura do registo de mergulho pelos mesmos.

Meios de Salvamento
Todas as embarcações têm um plano de emergência adaptado aos locais de mergulho. O plano identifica detalhadamente as acções a realizar em cada uma das situações de emergência. Todos os tripulantes estão treinados, com reciclagens periódicas, para actuar em qualquer uma das situações de emergência possíveis.  As embarcações estão dotadas de meios electrónico de navegação, rádio balizas, comunicação com terra VHS ou satélite, sistema de alarme de homem ao mar e sistema de busca de mergulhadores que permitem uma navegação segura e, em situações pouco prováveis de emergência, o desencadeamento rápido de meios de socorro, a maior parte deles já a bordo.



O Centro e as embarcações têm à disposição dos utentes vários kits de primeiros socorros e de administração de oxigénio. O Centro dispõe de uma câmara hiperbárica portátil e um protocolo médico que permite socorro imediato a mergulhadores que tenham sofrido um acidente de descompressão até seu eventual transporte para o Hospital da Marinha em Lisboa. A câmara portátil permite recrear os ambientes de descompressão equivalentes aos 6 e 3 metros oferecendo um nível de segurança adicional para os nossos clientes na eventualidade remota de um acidente de descompressão.