Wilhelm Krag

Vapor Norueguês Wilhelm Krag afundado em 1917 por cargas explosivas, durante a primeira guerra mundial, pelo submarino alemão U35 quando se dirigia de Génova para Barry. Foi ao fundo no mesmo dia que o Nordsoen e o Torvore.
Outros nomes: Wilhelm Krag (1899)
Bandeira: Noruega
Tipo: Cargueiro
Propulsão: Vapor
Casco: Aço
Arqueação: 3.716 Toneladas
Comprimento: Desconhecido
Boca: Desconhecido
Altura: Desconhecido
Velocidade: Desconhecido
Guarnição: Desconhecido
Construtor: Northumberland Sb Co. Newcastle - UK
Data de lançamento: 1882
Naufrágio
Carga: sem carga
Local: Ao largo da Praia da Luz
Profundidade: 28 a 34 metros
Estado:

Trata-se do terceiro vapor atingido pelo submarino alemão U35 no mesmo dia, em águas algarvias. O Wilhelm Krag era um cargueiro norueguês que se dirigia para o Reino Unido quando foi atingido pelo submarino.

Embora navegasse sem carga, o facto de ter sido fretado por uma companhia inglesa ditou a sua sorte. Foi afundado após os tripulantes terem abandonado o navio.

Tendo já sido mergulhado no passado, só nos últimos anos começou a ser um destino regular de mergulho. Trata-se de um mergulho fascinante especialmente com boa visibilidade.

A zona das caldeiras abriga diversas espécies das quais se destacam os grandes sargos-veado, um belíssimo cardume residente de andorinhas-do-mar, safios, moreias e uma grande variedade de crustáceos de grandes dimensões. Bastante partido nas partes superiores, o vapor mantém, no entanto, a base da sua infra-estrutura, sendo possível distinguir algumas peças e partes que compunham a sua superstrutura, nomeadamente as grandes caldeiras.

A existência de variadas redes de pesca ao longo do naufrágio requer grande cuidado na progressão e travessias de zonas entre os destroços. Dada a sua profundidade é necessário controlar com cuidado o tempo de mergulho já que é muito fácil ultrapassar os limites obrigando a patamares de descompressão na subida.

Por essa razão, é aconselhável realizar o mergulho com uma garrafa de alumínio adicional de emergência.

1130x100 novo footer grey 

  

SUBNAUTA – Comércio e Aluguer de Embarcações e Artigos Náuticos, SA
Rua Eng. José Bívar Edificio Scorpius - Loja B 8500-806  Portimão,  Algarve,  Portugal.
  info@subnauta.pt | Tel.: +351 93 557 7000 | +351 93 557 7001 | +351 93 557 7002 | www.subnauta.pt

© Copyright 2015 SUBNAUTA – Comércio e Aluguer de Embarcações e Artigos Náuticos, SA  | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por AMICAIA

Protected by Copyscape Plagiarism Detector   DMCA.com Protection Status